Varizes: estética ou saúde?

Varizes: estética ou saúde?

Ao contrário do que muitos pensam, as varizes vão além da estética, elas estão relacionadas com a dilatação e tortuosidade das veias nos membros inferiores. Quando não tratadas, podem causar câimbras, dor e inchaço nas pernas. Além disso, o quadro clínico pode progredir para inflamação das veias, aparecimento de feridas e pigmentação da pele.

Mas além dos sintomas físicos, as varizes podem causar constrangimentos ou vergonha para pessoas que possuem, devido às questões estéticas que são colocadas perante à sociedade. Os vasos são mais frequentes em mulheres, principalmente durante a gravidez e no período pré-menstrual, nas quais os sintomas podem se intensificar.

O tratamento irá depender do nível da gravidade das varizes, podendo ser feito através de procedimentos cirúrgicos e medicamentos, por exemplo.

Sendo assim, a complicação pode ser agravada de forma progressiva. Por isso, a prevenção está relacionada com a melhora do estilo de vida, através da prática de atividades físicas, dieta equilibrada, não fumar e manter suas consultas e exames em dia.